domingo, 3 de julho de 2011

Itamar Franco, um homem esquecido pelo tempo, mas um mito para nosso país.

Neste sábado (02/07), as 10h e 15min, aos 81 anos, morreu o ex-presidente da Republica e atual senador pelo estado de Minas Gerais Itamar Franco. É com imenso pesar que o Brasil recebe a noticia, da perda de um dos seus principais e mais influentes políticos que o pais já teve. Segundo nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein de São Paulo, o senador sofreu um acidente vascular cerebral (AVC)  na UTI, onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda.
Itamar Franco foi presidente da República entre os anos de 1992 e 1994, depois de um conturbado processo de impeachment do então ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello. Itamar foi, também, governador do estado de Minas Gerais, senador durante 16 anos e prefeito de Juiz de Fora. Também representou o Brasil, como embaixador, em Portugal e na Itália, bem como na Organização dos Estados Americanos (OEA).
Seu principal legado foi como presidente com a implantação do Plano Real, juntamente com o então, na época, ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso. O plano conseguiu estabilizar a moeda e acabou com a hiperinflação. Também, como presidente deixou como legados a Lei dos Genéricos, que possibilitou para muitos cidadões brasileiros, o acesso a medicamentos com preço mais acessível e a Lei Orgânica da Assistência Social que abriu importantes caminhos para a criação de programas de transferência de renda. Também vale frisar que foi em seu governo que retomou-se por mais dois anos a fabricação do famoso Fusca, apelidado na época como “Fusca Itamar”.
É uma pena que nos tempos de hoje, nossa juventude não tenha conhecido políticos verdadeiramente capazes de entregar-se de corpo e alma ao nosso país. Itamar pode não ter sido um deste para alguns, mas sua historia estará gravada e perpetuada para sempre em nosso país.

Um comentário:

  1. Pra começo de conversa...quer colaborar com o blog do Briguilino?
    Sucessso!!!!!

    ResponderExcluir