
Itamar Franco foi presidente da República entre os anos de 1992 e 1994, depois de um conturbado processo de impeachment do então ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello. Itamar foi, também, governador do estado de Minas Gerais, senador durante 16 anos e prefeito de Juiz de Fora. Também representou o Brasil, como embaixador, em Portugal e na Itália, bem como na Organização dos Estados Americanos (OEA).
Seu principal legado foi como presidente com a implantação do Plano Real, juntamente com o então, na época, ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso. O plano conseguiu estabilizar a moeda e acabou com a hiperinflação. Também, como presidente deixou como legados a Lei dos Genéricos, que possibilitou para muitos cidadões brasileiros, o acesso a medicamentos com preço mais acessível e a Lei Orgânica da Assistência Social que abriu importantes caminhos para a criação de programas de transferência de renda. Também vale frisar que foi em seu governo que retomou-se por mais dois anos a fabricação do famoso Fusca, apelidado na época como “Fusca Itamar”.
É uma pena que nos tempos de hoje, nossa juventude não tenha conhecido políticos verdadeiramente capazes de entregar-se de corpo e alma ao nosso país. Itamar pode não ter sido um deste para alguns, mas sua historia estará gravada e perpetuada para sempre em nosso país.
Pra começo de conversa...quer colaborar com o blog do Briguilino?
ResponderExcluirSucessso!!!!!