segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Uma virada de paradigmas? Google surpreende o mundo e anuncia que comprará a divisão Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões

Google e Motorola. Aquisição visa fortalecer imagem da companhia
no crescente cenário da telefonia celular 
Uma noticia surpreendente, que nem o mais fervoroso especialista em comercio exterior imaginaria prever. Na manhã de hoje (15/08) o Google, gigante mundial da internet, anunciou que comprará a divisão de celular Motorola Mobility por cerca de US$ 12,5 bilhões. O presidente do Google, Larry Page, anunciou os planos ambiciosos de aquisição no blog oficial da empresa. A Motorola Mobility, principal parceira do sistema operacional Android, é responsável pela fabricação de tablets e smartphones, como o Xoom e o Atrix.
Segundo o jornal norte-americano “Wall Street Journal”, o Google planeja adquirir a Motorola Mobility por US$ 40 por ação em dinheiro. A oferta da companhia representa um valor de 63% superior ao fechamento da ação da Motorola na bolsa de valores de Nova York, da última sexta-feira (12/08).
Ambas as empresas esperam que a aquisição seja fechada até o final do ano. Em 2008, a Motorola decidiu em conjunto com o Google usar apenas o Android em seus smartphones. É claro observar que dado o sucesso fenomenal do Android, a companhia esta procurando novas maneiras de investir na plataforma.
A aquisição permite ao Google o controle de 17mil patentes de tecnologia para celulares, que fortalecerá o seu portfólio e permitirá proteger melhor o seu Android contra ameaças anticompetitivas da Microsoft, Apple e outras companhias.

Definitivamente o Google deixou de ser uma empresa monopolista e majoritária. Hoje criar simples utensílios ou aplicativos para a web não faz mais sentido. A companhia agrega uma nova filosofia de trabalho. Dispersar energia com pequenas novidades (como o Google labs) é um risco tão grande para a crescente e ambiciosa corrida pelo mercado global. Esta atitude mostra que o Google visa proteger seus flancos para que não perca espaço.
É fato notório que o Google, hoje, possuí como maiores concorrentes no crescente mercado da tecnologia o Facebook, no que diz respeito a redes sociais, e Apple, para tablets e smartfones. Irrevogavelmente o Google muda de lado e vê a necessidade de construir um produto forte. Estaríamos presenciando o surgimento de uma nova Microsoft? Só o tempo dirá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário