quarta-feira, 13 de julho de 2011

Eu não morri! Google Brasil mostra por que o Orkut continua vivo e aparentemente saudável

Vida longa ao Orkut?
Parece que a filial brasileira do Google não anda gostando muito da aceitação da nova rede social desenvolvida pela sua matriz. Por este fato eles começaram a desenvolver um novo plano de marketing para a sua velha e não esquecida rede social. Batizado de “O Orkut não para de crescer”, um novo vídeo publicado pelo Google Brasil metralha incontáveis números para provar que a rede social  continua muito bem, obrigado. Com crescimento de usuários, acessos constantes e milhões de scraps, ainda é cedo para decretar seu fim. Não é preciso dizer que o Google+ não é citado em momento algum.

O vídeo mostra que mais de 30 milhões de brasileiros ainda têm conta na rede, que grande parte deles visita constantemente seu perfil e que, no público jovem, a taxa de retorno é de 95%. O único porém é que, em fevereiro, uma pesquisa da ComScore indicava que o Orkut teve 31 milhões de visitantes únicos naquele mês. Ou seja, não podemos negar que, no mínimo, o Orkut sofre de uma estagnação visível.
Mas há números interessantes no meio do vídeo. Na véspera de Natal do ano passado, por exemplo, 93 milhões de scraps foram escritos, e no dia primeiro de janeiro de 2011, mais de 63 milhões de fotos foram colocadas em álbuns gigantescos, gerando 1,6 bilhões de views em 24 horas. E, para as empresas, o Google Brasil diz que não há melhor lugar para encontrar a opinião dos usuários do que as comunidades do Orkut, o que gera outra questão: se elas são tão importantes, por que diabos não recebem um tapa no design e no sistema?
É inevitável dizer que o Google poderia ter dado uma atenção maior ao Orkut. Na época do seu auge no Brasil o Google desembolsou uma grana alta para deter os direitos de utilização da rede social do turco Büyükkökten. O interessante que em sete anos a rede não saiu dos domínios brasileiros, não tendo agradado muito o publico do exterior já acostumado com MySpace e Facebook. Talvez o Orkut não tenha recebido a merecida atenção da sua matriz. Potencial ela sempre teve para crescer no mercado da internet.
Mesmo assim, vale à pena conferir o vídeo, bem produzido e cheio de confiança de que o Orkut ainda reinará por aqui, só aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário