quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Uma alucinógena e estranha aventura. O fascínio da animação que conquistou uma geração!


Hora de Aventura (Adventure Time), uma animação que aventura-se 
pelo mundo psicodélico movido por personagens bizarros, diferentes 
e "impossíveis".
Era uma fria noite de inverno de 2012. Após um desgastante dia de trabalho, emendado, posteriormente, por uma aula de "estudo integral ao Calculo II", este filósofo, chega aos seus recintos totalmente cansado e desmotivado. Ligando a televisão, em busca por novidades no meio jornalístico, deparo-me com os mesmos e desmotivantes noticiários que acabaram corroendo ainda mais uma mente já torturada e fragilizada por um dia não generoso. Mudo de canal, e assisto ao glorioso e famigerado Cartoon Network (CN). Mesmo tendo uma posição bem fundamentada do canal, sabia que o referido já não era o mesmo, tendo perdido toda a essência de pureza construída, e conquistada, por meio de desenhos de qualidade para todas as idades. Por meio desta conclusão, não esperaria nada além de um "enfadonho" desenho, até que surge uma abertura que tinha como protagonistas um menino humano e um cachorro esquisitão aventurando-se em um mundo doidão. O que poderia esperar de um desenho cujo protagonistas viviam em um mundo alucinógeno? Verdade seja dita, a CN surpreendeu-me oferecendo uma animação de tamanha qualidade raramente vista nestes últimos anos.
Hora de aventura, como é chamado aqui nas terras tupiniquim, intriga não apenas pela sua qualidade artística, mas também pelos elementos "maduros" propostos nas tramas, que por mais simplórias que sejam, despertam o fascínio nostálgico em indivíduos de todas as idades. Talvez este seja o fato que intriga-me mais: Como poderia um desenho tão simples resgatar simples lembranças de um passado esquecido e, ao mesmo tempo, não tão distante? Realmente a animação criada pelo cartunista Pendleton Ward leva-nos a um mundo psicodélico onde biscoitos podem falar, cristais podem lutar, jujubas podem voar e eletrônicos podem se revoltar. Um universo abstrato onde tudo cria vida. Um mundo de magia e fantasia  criado pela inocência imaginativa mais profunda que a mente humana poderia criar. Hora de Aventura é uma animação diferenciada.
A animação, como poucas na atualidade, 
consegue influenciar uma cultura pop!
Conhecendo um pouco mais da história por traz de Adventure Time, (título em inglês), posso atrever-me a dizer que a resultante fascinação que adquiri por esta animação se dá ao fato que não o enxergo como um simples desenho. Há algo mais do que isso, um mistério muito profundo, e escuro, quanto ao seu universo criado para ele. A "Terra de Ooo", nome do mundo onde as histórias se passam, é supostamente o nosso mundo pós-apocaliptico. Em vários episódios da série é possível coletar evidencias sobre o fato. Esta, digamos, nova Terra é o resultado de um evento chamado "A grande guerra dos cogumelos", forte indicio que faz referencia à gigantesca nuvem nuclear em forma de cogumelo decorrente a explosão de bombas atômicas. Esta teoria se faz presente logo no inicio da abertura, onde facilmente pode-se observar restos tecnológicos e de armamentos. Seria este o motivo de seres tão diferentes, bizarros e "impossíveis" serem o resultado da radiação desse possível evento global? Consideravelmente este desenho é simples mas consegue ser, como poucos, complexo ao mesmo tempo.Talvez seja estas as razões que tragam para si uma audiência madura para acompanhar esta inteligente historia de aventura, fascínio e mistério. Um desenho de natureza rara, uma filosofia totalmente inédita em animações estadunidenses, uma síntese que aos poucos vem mudando uma cultura de entretenimento transformando um simples programa de entretenimento em algo impactante para a cultura pop de uma geração. Alias, que horas serão agora? Sim, é "Hora de Aventura"!

2 comentários:

  1. é impressionante a forma que colocam o "universo" com suas complexidades em uma animação tão simples e aparentemente fácil de modelar e montar cada episódio.
    a primeira impressão que tive desse desenho é a incrível fantasia e o tamanho da viagem desenvolvida por eles, mas aos poucos comecei a gostar e ir atrás da história do desenho e entendi o que fazia referencia ao que.

    ResponderExcluir
  2. Se prestarmos atenção, cada episodio sempre deixa no ar algo oculto, como se fosse uma mensagem subliminar!!! Talvez seja este o "encanto" da série para indivíduos da faixa dos 20 aos 30 anos!

    ResponderExcluir