terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O possível último ato de império de um quase falecido governo chavista.

Estado de saúde do atual Presidente venezuelano é um mistério, 
mas fontes próximas, em Havana, a descrevem como grave.
O Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, informou na tarde desta terça-feira (08/01) que adiará a posse do presidente reeleito Hugo Chávez, programada para dia 10 deste mês, devido o seu estado de saúde. A informação foi transmitida pelo presidente da Assembléia, Diosdado Cabello, em carta assinada pelo atual vice-presidente, Nicolás Maduro.
A constituição venezuelana, redigida pelos próprios chavistas, descreve que o Presidente da Assembléia Nacional deve tomar posse enquanto iniciam-se os preparativos para novas eleições em 30 dias. Para a base governista, os artigos da constituição não determinam onde e "nem quando" o ato do juramento é realizado. As informações quanto a saúde de Chávez continuam escassas e são um mistério. O presidente encontra-se na capital cubana, Havana, em estado grave, após a quarta cirurgia de retirada de um tumor. A oposição, em um manifesto que considera como um golpe à constituição venezuelana, pediu aos presidentes da América Latina que não aceitem a intenção do governo de adiar a posse de Chávez em seu novo mandato.
Após o anuncio de Caracas, este filosofo conclui que a Venezuela adentra uma grave e profunda instabilidade política e social. É moralmente inaceitável mudar uma constituição para atingir um objetivo político: de assegurar a posse de um "sistema" antes que o "bendito fruto" apodreça. Está em jogo o bem comum de defesa e ética assegurados por um conjunto de garantias que mantém a organização política de um país. Esperaremos pelos próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário