Instalação de contêineres iniciou-se hoje e deve ser concluída até a próxima segunda-feira |
A Prefeitura de Porto Alegre/RS começou a adotar no dia de hoje o sistema de coleta automatizada de resíduo orgânico domiciliar. Os primeiros contêineres foram alocados na Praça da Matriz, considerada o coração da cidade gaúcha, e teve a presença do prefeito da capital José Fortunati e do diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks.
A previsão é de que todos os 1,1 mil contêineres abrangerem uma área de 13 bairros da cidade. A população beneficiada poderá utilizar os equipamentos de imediato, durante 24h. Na inauguração o prefeito falou da importância do apoio da população para o sucesso da iniciativa e disse que o poder público vai acompanhar o grau de aceitação e satisfação da população. Se o resultado for positivo, a coleta automatizada será expandida, a partir do ano que vem para outros pontos da cidade. O prefeito também fez um apelo para que a população local continue separando o resíduo reciclável, que auxilia na geração de renda das famílias que trabalham em 17 galpões de reciclagem da cidade. O trabalho de instalação será realizado pelo DMLU com apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) prioritariamente à noite, para não interferir com o já caótico trânsito e evitar que os locais onde serão colocados os contêineres estejam ocupados por automóveis.Durante a semana, onde estiverem sendo colocados contêineres, uma equipe da Assessoria Comunitária do DMLU estará presente passando à população informações sobre os novos equipamentos.
Poucas são as cidades do nosso país que possuem esta preocupação com o meio em que vivemos. Porto Alegre esta começando a se embasar numa política ambiental muito similar ao que é aplicado na Alemanha, país modelo na gestão de resíduos. A capital gaúcha esta de parabéns pela bela iniciativa que não apenas beneficiará a população, mas também o ecossistema em que vivem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário