domingo, 24 de julho de 2011

Eis como uma fênix! O retorno triunfal da celeste olímpica!

A equipe de Diego Forlán, mostrou sua superioridade e conquistou o seu 15° título.
A primeira seleção que encantou o mundo esta, definitivamente, de volta ao hall dos gigantes do futebol mundial. No final da tarde de hoje a seleção uruguaia conquistou o 15° titulo da Copa America disputada na Argentina. Com o titulo a equipe charrua se torna o maior campeão de copas do continente.
Em partida realizada no monumental de Nuñes, em Buenos Aires, diante de 27 mil pessoas, o Uruguai desde o primeiro minuto de partida, soube dominar o jogo, simplesmente foi avassalador. Comandados pela dupla Luis Suárez (1 gol), e Diego Forlán (2 gols), os charruas não deram margens a equipe paraguaia, que irreconhecível se mostrou incapaz de parar a boa equipe celeste.
O Uruguai entrou dando grande pressão ao adversário. Teve duas conclusões muito fortes antes de abrir o placar aos 11 minutos com Luis Suáres. Após, teve um pênalti polêmico não marcado pelo arbitro brasileiro Sálvio Spínola. Ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos, Diego Forlán confirmava ali a vitória de sua equipe. No segundo tempo a partida esfriou. O Paraguai foi comedido, não teve qualidade para se impor e aos 44 Forlán, novamente, decretou a vitoria charrua. Desde a Copa do Mundo de 2010 o mesmo não marcava gols pela equipe celeste.
E não deu para as paraguaias!!! =’(
Vice, o Paraguai perde sua invencibilidade e deixa a Copa América sem nenhuma vitória. Até a decisão contra os uruguaios, eram cinco empates em cinco jogos da equipe vermelho e branco, que passou pelo Brasil, nos pênaltis, após um 0 a 0 nas quartas. Já na semifinal, contra a Venezuela, resultado idêntico. Os paraguaios sequer marcaram gol no mata-mata após perder de 3 a 0 para o Uruguai. Simplesmente os paraguaios mais marcaram pela beleza de suas musas do que pelo futebol propriamente dito.
É uma pena que o ressurgimento da celeste olímpica no cenário mundial, tenha vindo tarde, visto que a equipe possui uma media de idade superior a 30 anos. Talvez este título tenha sido a última cartada de sua geração, uma pena. Este é o maior titulo dos últimos 16 anos para o futebol uruguaio. O último havia sido a Copa América de 1995, disputada em seu país.
Com o titulo, o Uruguai também carimba sua participação na Copa das Confederações a ser realizada em 2013, juntamente com o Brasil (sede). Espanha (campeã mundial), México (Campeão da Copa Ouro) e Japão (Campeão da Copa da Ásia). Ainda faltam confirmar as seleções campeãs dos continentes Europeu, Africano e Oceânico, que terão torneios disputados no próximo ano.   


Parabéns aos charruas! Eis como uma fênix... ressurge das cinzas para impor-se, novamente, no cenário futebolístico mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário