terça-feira, 16 de agosto de 2011

Espetáculo da natureza. Fotógrafo registra maior caverna do mundo no Vietnã

Vista da entrada da caverna Hang Son Doong. Pode-se observar uma floresta
dentro dela.
(Foto: National Geographic)
Tem coisas que achávamos que encontrávamos descritas apenas em contos e estórias de celebres escritores como William Shakespeare, Voltaire, Luís Vaz de Camões, Johann Wolfgang Von Goethe, Julio Verne, J.R.R. Tolkien, porém a genuína mãe natureza sempre tem uma “cartinha” escondida em sua manga, surpreendendo-nos com sua astucia e delicadeza. O fotógrafo britânico Carsten Peter fez registros, até então inéditos, das profundezas da caverna Hang Son Doong, localizada no Vietnã. A mesma é considerada a maior do mundo. A passagem subterrânea é tão grande que seu fim ainda não foi encontrado.
Hang Son Doong é parte de uma galeria de ramificações de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a cerca de 500 quilômetros da capital, Hanoi.
O fotografo acompanhou uma equipe da Associação Britânica de Pesquisa de Cavernas, que redescobriu a entrada do local no ano de 2009. A caverna já havia sido usada como esconderijo dos vietcongs, na década de 70, contra os bombardeios americanos durante a Guerra do Vietnã.
As novas expedições mostram que o espaço tem pelo menos 4,5 quilômetros e chega a 140 metros de altura em algumas partes.

Hang Son Doong é parte de uma majestosa galeria de 150 cavernas (Foto: National Geographic)

Com a redescoberta, a passagem subterrânea vietnamita passou a ser considerada a maior do mundo, ultrapassando a Caverna do Veado, na ilha de Bornéu, localizado no sudeste asiático, que tem 1,6 quilômetro de comprimento e 91 metros de altura.
O fotografo Peter, que também é explorador há 35 anos, descobriu até mesmo uma floresta escondida dentro da caverna. O mesmo descreve o local como ”único e incomum”, que já presenciou na sua longa trajetória de explorador.
É a natureza mostrando o quanto ela pode ser fantástica.

Durante as expedições, as equipes encontraram estalagmites de mais de 70 metros de
altura dentro da caverna. (Foto: National Geographic)

Nenhum comentário:

Postar um comentário