sábado, 11 de fevereiro de 2012

A história do jogo que mudaria para sempre a percepção do 3D.

Por Filosofo Master,

Screenshot's obtida da versão Alpha do jogo  
Em 1991, no inicio da era dos 16 bits, a Sega, com a sua nova consola, o Gênesis, começava a despontar no que se referia a qualidade gráfica. Jogos como Sonic começavam a ganhar terreno, principalmente no ocidente ameaçando a Nintendo, até então soberana na região. Após o anuncio de que a Sega estaria desenvolvendo um game de luta capaz de gerar gráficos em 3D, a Nintendo, de maneira rápida, procurou impor de alguma maneira sua agressividade. Assim era arquitetada uma parceria que revolucionaria a maneira de desenvolver jogos neste, até então, novo formato. Nascia a importante parceria entre a japonesa Nintendo e britânica Argonaut Software.
Fundada em 1982 por jovens universitários britânicos, a Argonaut “chocou” o mundo da computação gráfica ao lançar a partir do ano de 1985 jogos capazes de rodar nos computadores da época, como o Amiga e Atari ST, gráficos que simulavam o modo 3D. Jogos como Starglider e Days of Thunder, utilizavam recursos bastante avançados para sua época, chamando, assim, desde então, a atenção da Big N. Com tal parceria a Nintendo queria potencializar um game que impactasse os jogadores, de maneira que chamasse atenção não apenas pela qualidade de seus jogos, mas também pela tecnologia aplicada. Surgia assim o primeiro game da serie Star Fox.
Lançado em 1993, o jogo possuía um 3D nunca visto antes, dando a sensação ao jogador de que estava realmente deslumbrando um ambiente tridimensional graças ao seu revolucionário coprocessador chamado Super FX, que permitia atuar como um acelerador gráfico com a função de gerar polígonos que davam a sensação do 3D na tela. A capacidade gráfica deste processador era tão impressionante que posteriormente foi utilizada no jogo Yoshi’s Island, lançado em 1995, para transpor e redimensionar efeitos de aplicação e ilusão de profundidade nas suas imagens.
Contribuindo com a alegria da empresa, Virtual Fighter, o esperado jogo de luta da Sega não passou de uma promessa, visto que o mesmo não foi capaz de simular o tão anunciado e revolucionário 3D. Assim, abriam-se portas para o aperfeiçoamento de seu coprocessador. Em 1994, houveram rumores de que um novo jogo da franquia Star Fox estaria sendo desenvolvida, fato que não foi desmentido pela empresa na época.
A segunda versão, que estava sendo desenvolvida, funcionaria em um sistema de semi-tempo real, ou seja, enquanto o jogador estava em batalha, inimigos em um determinado local do jogo poderiam estar de forma aleatória invadindo um território já dominado pelo jogador, criando assim um nível de dificuldade até então nunca visto em um jogo do Snes. Também existiriam novos módulos e veículos de batalha, transformando uma batalha aérea, por exemplo, em aquática em determinados momentos. Os desenvolvedores do jogo, publicamente, diziam que este seria o precursor definitivo do 3D dos dias atuais, graças ao upgrade que o seu coprocessador gráfico teria sofrido. Porém, estranhamente, a Nintendo cancelou o jogo praticamente finalizado. O motivo atribuído ao cancelamento deu-se ao lançamento próximo do Nintendo 64, que fez com que a empresa repensasse, e preferisse repassar elementos de Star Fox 2 para Star Fox 64.
Até hoje, muitos condenam a manobra que a Nintendo realizou para cancelar seu audacioso projeto, em prol do Nintendo 64. Tal erro estratégico é conhecido como o precursor da crise que acarretou a perda do posto de empresa dominante de consolas para a Sony, então sua antiga parceira, que recuperaria apenas em 2006 com o lançamento do revolucionário Wii.
Literalmente a Nintendo, perdeu uma oportunidade impar de fazer historia, com o seu 3D, em um período que as consolas de 16 bits reinavam de forma soberana o mundo dos games.


Aqui vai mais uma demonstração do surpreendente erro estratégico da Big N. Na E3 de 1995, a Nintendo disponibilizou o demo de um jogo chamado Comanche, resultando da mesma parceira com a Argonaut. Pode-se ver, no vídeo abaixo, que o game poderia ter ido além do que esperava-se de Star Fox 2. Podemos presenciar o surpreendente contesto gráfico do coprocessador Super FX 2, gerando de fato o verdadeiro 3D. O final da historia todos sabem, CANCELADO!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário