quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vai virar "case"! Marketing da Gradiente mostra competência e explica a polêmica dos "iphones".

Seria este o "iphone" original e o da Apple o genérico?

Como bem todos sabem, a empresa Gradiente, famosa pelos seus eletrônicos de preços populares, passou por períodos difíceis em meados de 2007. Sendo cogitada a sua possível falência, precisou interromper seus negócios para estudar medidas que contornassem o rombo de meio bilhão que haviam feito. Após um profundo plano de estruturação a empresa reingressou, com aporte financeiro, ao mercado na segunda metade de 2012 já causando grande polêmica. Em dezembro a empresa lançou um smartphone, do modelo Neo One, com o nome de Iphone, cuja marca já é usada pela gigante Apple. A partir do anuncio choveram criticas a Gradiente, chamando-a de "oportunista" ou então "sem criatividade". Precisou a empresa emitir uma nota para esclarecer os motivos para a utilização da marca. Para sua surpresa o comunicado não convenceu os consumidores acalorando mais o clima de mau estar. Com receio que sua marca entrasse em declínio logo de inicio, a Gradiente precisou recorrer a sua desconhecida equipe de marketing, que diga-se de passagem, mostrou-se tão competente e criativa que, certamente, seu trabalho irá se tornar "case". Digo isso pela desenvoltura que propuseram para esclarecer, em definitivo, o uso da tão famosa marca. Numa jogada rara de criatividade o seu marketing soube dialogar com muita honestidade, por meio de um vídeo, os motivos pela escolha do nome, não desmerecendo em momento algum o produto da toda poderosa Apple. Segundo o video, "iphone" é uma abreviação para "internet phone", criada pela "turma do marketing" da Gradiente em meados de 2000. A empresa, já naquela época, tinha a idéia de fazer celulares que acessassem a internet, tanto que no país ela foi a pioneira na área. O vídeo vai além: "Pronto, estava lançado no Brasil o primeiro iphone do mundo, o Gradiente iphone". Quem assiste o vídeo até esta parte achará que a empresa esta tirando onda da gigante dos eletrônicos, mas está enganado. O vídeo explica os reais motivos da utilização do nome desde a entrada do pedido para registrar a marca "G Gradiente iphone" no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) em 2000, até à autorização em 2008. Também esclarecem o porque da não utilização imediata do nome, bem como dando a entender do porque da utilização do nome da marca apenas agora. A empresa só começou a utilizar "iphone" em uma linha de aparelhos em 19 de dezembro deste ano. Pelas regras da Inpi, a empresa após concessão tem um prazo de 5 anos para lançá-la antes da marca caducar. Isso explica muito o lançamento do aparelho 14 dias antes do encerramento da sua exclusividade. Em 2008 já haviam "iphones" Apple no mercado nacional, mas devido o processo de restruturação da Gradiente, a mesma não preocupou-se naquele momento com a utilização da marca, pela concorrente, em solo brasileiro. O mais bacana do vídeo vem a partir das menções humildes que realizam da Apple: "Sete anos depois do primeiro Gradiente iphone, uma outra empresa de tecnologia super competente e com um comandante brilhante lançou seu aparelho no Brasil também chamado de iphone, embora a marca já fosse da Gradiente no país". Outro momento que chama bastante atenção é a apresentação das vantagens tanto do iPhone/Apple quanto do aparelho da empresa brasileira.
Definitivamente a atitude foi grandiosa e criativa, méritos ao marketing pela grande jogada... Com a humildade demonstrada tenho certeza que reaproximarão os consumidores e ganharão mais clientes do que haviam antes, e ainda ficará de "boazinha" na história. A Gradiente, alias o seu marketing esta de parabéns!


Segue o vídeo produzido pela equipe de marketing da Gradiente... se não é "case", vai virar!!





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