Seria este o "iphone" original e o da Apple o genérico? |
Como bem todos sabem, a empresa Gradiente, famosa
pelos seus eletrônicos de preços populares, passou por períodos difíceis em
meados de 2007. Sendo cogitada a sua possível falência, precisou interromper
seus negócios para estudar medidas que contornassem o rombo de meio bilhão que
haviam feito. Após um profundo plano de estruturação a empresa reingressou, com
aporte financeiro, ao mercado na segunda metade de 2012 já causando grande polêmica.
Em dezembro a empresa lançou um smartphone, do modelo Neo One, com o nome de
Iphone, cuja marca já é usada pela gigante Apple. A partir do anuncio choveram
criticas a Gradiente, chamando-a de "oportunista" ou então "sem
criatividade". Precisou a empresa emitir uma nota para esclarecer os
motivos para a utilização da marca. Para sua surpresa o comunicado não
convenceu os consumidores acalorando mais o clima de mau estar. Com receio que
sua marca entrasse em declínio logo de inicio, a Gradiente precisou recorrer a sua
desconhecida equipe de marketing, que diga-se de passagem, mostrou-se tão
competente e criativa que, certamente, seu trabalho irá se tornar "case". Digo
isso pela desenvoltura que propuseram para esclarecer, em definitivo, o uso da tão
famosa marca. Numa jogada rara de criatividade o seu marketing soube dialogar
com muita honestidade, por meio de um vídeo, os motivos pela escolha do nome,
não desmerecendo em momento algum o produto da toda poderosa Apple. Segundo o
video, "iphone" é uma abreviação para "internet phone",
criada pela "turma do marketing" da Gradiente em meados de 2000. A
empresa, já naquela época, tinha a idéia de fazer celulares que acessassem a
internet, tanto que no país ela foi a pioneira na área. O vídeo vai além: "Pronto,
estava lançado no Brasil o primeiro iphone do mundo, o Gradiente iphone".
Quem assiste o vídeo até esta parte achará que a empresa esta tirando onda da
gigante dos eletrônicos, mas está
enganado. O vídeo explica os reais motivos da utilização do nome desde a entrada do pedido para registrar a marca "G Gradiente
iphone" no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) em 2000, até
à autorização em 2008. Também esclarecem o porque da não utilização imediata do
nome, bem como dando a entender do porque da utilização do nome da marca apenas
agora. A empresa só começou a utilizar "iphone" em uma linha de
aparelhos em 19 de dezembro deste ano. Pelas regras da Inpi, a empresa
após concessão tem um prazo de 5 anos para lançá-la antes da marca
caducar. Isso explica muito o lançamento do aparelho 14 dias antes do encerramento
da sua exclusividade. Em 2008 já haviam "iphones" Apple no mercado nacional, mas devido o processo de restruturação da Gradiente, a mesma não preocupou-se naquele momento com a utilização da marca, pela concorrente, em solo brasileiro. O mais bacana do vídeo vem a partir das menções humildes
que realizam da Apple: "Sete anos depois do primeiro Gradiente iphone, uma
outra empresa de tecnologia super competente e com um comandante brilhante
lançou seu aparelho no Brasil também chamado de iphone, embora a marca já fosse
da Gradiente no país". Outro momento que chama
bastante atenção é a apresentação das vantagens tanto do iPhone/Apple quanto do
aparelho da empresa brasileira.
Definitivamente a atitude foi grandiosa e criativa,
méritos ao marketing pela grande jogada... Com a humildade demonstrada tenho
certeza que reaproximarão os consumidores e ganharão mais clientes do que
haviam antes, e ainda ficará de "boazinha" na história. A Gradiente,
alias o seu marketing esta de parabéns!
Segue o vídeo produzido pela equipe de marketing da Gradiente... se não é "case", vai virar!!
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