segunda-feira, 18 de março de 2013

MSN: O adeus do ícone de uma geração.


MSN, fincou bandeira e marcou um geração.
Década após década, legados culturais ficam registrados na historia. Assim foi nos anos 80/90 com ícones culturais como o amarelinho e revolucionário rádio da Sony: Walkman; o vídeo game que reinventou a maneira de fazer diversão:  Atari; e o brinquedo de seis lados que quebrou a cabeça de muitos jovens e adultos nerds: Cubo Mágico; Enfim, se esse filosofo ficar aqui descrevendo cada ícone cultural das duas ultimas décadas citadas terei, certamente, escrito um livro de memórias nostálgicas. O fascínio pela cultura pop produzida nessas ultimas décadas representam o símbolo supremo daquilo que chamamos hoje de nostalgia. 
O tempo passa, e entre as audácias nostálgicas da vida adentramos ao século XXI, do calendário greco-romano, trazendo consigo um período de modernidade e aproximação entre os povos. Os anos 2000 foi uma década de constantes mudanças na maneira de ver, pensar e, principalmente, de se relacionar interpessoalmente, por meio dos serviços de telefonia móvel e, conseqüentemente, pelo advento da internet. Quem não lembra daquele barulhinho desafinado enquanto discávamos um número  de telefone para acessar uma conexão de 56kbs depois da meia noite, visto ser mais barato, heim? Pois é, quem diria que tal pratica se tornaria um ícone da cultura pop de uma década que já partiu a pouco mais de 3 anos. Certamente um dos ícones que fincou bandeira nessa ultima década tenha sido o serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, o vulgo e eterno MSN. O aplicativo mudou para sempre a maneira de nos comunicarmos e deixou curiosos legados como o internetês e os carismáticos emotions. Definitivamente a percepção do que conhecemos como comunicação mudou radicalmente graças ao MSN que reinventou a maneira de ver e pensar de toda uma geração.
O MSN nasceu no final de 1999, e objetivava o domínio de um nicho pouco explorado pela concorrência até então. Os mais antigos lembrarão que na época do lançamento haviam duas potencias no que se referia a serviços mensageiros na internet, eles se chamavam ICQ e o IRC (Internet Relay Chat). Curiosamente ambos ainda possuem notoriedade e são muito utilizados, porém fora das terras tupiniquim. Mas como todo serviço da época, ele possuía inovações em relação a concorrência.  A "borboleta" (como era conhecida em alusão a "flor" do seu concorrente ICQ) nasceu para interligar a larga rede de contatos oriundos do então, e também falecido hoje, Hotmail, bem como integrado a outros serviços da Microsoft como o Internet Explorer 5 e Outlook Express 5. O comunicador, (cujo arquivo de instalação tinha apenas 320 Kb), tinha como grande destaque sua execução em pano de fundo e os alertas automáticos de contatos online. Imaginem, um som de alerta enquanto um contato entrava, (uau!), isso era revolucionário para época. Outro fator que o diferenciava da concorrência era os avisos, que podiam identificar os usuários que se encontram distantes do computador onde, automaticamente, seu status mudava como ausente. Isso pode parecer, hoje, algo não refinado, mas para época era uma revolução cybercultural. Com o tempo a ferramenta foi se moldando, agregando novas funcionalidades em uma velocidade igual as novidades que surgiam na internet. 
Mas o mundo dos negócios sempre sobrepõe ao interesse dos usuários. A própria Microsoft realizou um levantamento, no ano de 2012, onde contava que só no Brasil, país onde o serviço era o mais usado, existiam cerca de 30 milhões de consumidores que usufruíam das funcionalidades do MSN. Estes consumidores terão, no entanto, que se render aos acasos da contemporaneidade e abraçar a nova aposta da empresa, o Skype. O serviço que mais cresce hoje, é a nova menina dos olhos da Microsoft, tanto que a cuja empresa desembolsou nada menos que US$ 8,5 bilhões para integrar a marca no seu portfólio de serviços. Nada mais justo ter que investir na nova ferramenta.
Seu Madruga fez história no mundo do bate-papo. Incansáveis cobranças
de aluguel sofreu 
na cuja ferramenta.
No último dia 15 de março, o serviço foi definitivamente descontinuado no globo, com exceção da China, único lugar, no momento, em que o MSN não irá parar de funcionar. Não foi apontada uma razão oficial para isso, porém segundo fontes internas, o MSN continua vivo ainda pois o provedor do serviço na região não é apenas da Microsoft, mas de uma empresa chinesa. O serviço, no resto do globo, a partir de então passa a migrar seus usuários para o Skype, em um processo que deve terminar em abril. 
Agora pare e reflita: Quantas pessoas você conheceu pelo MSN? Quantas conversas constrangedoras e sigilosas o histórico do cujo serviço já viu, hein? Quantas amizades verdadeiras você fez com a sua ajuda? Bom, talvez nenhuma, mas creio que muitas pessoas pararam e lembraram de alguém que, via MSN, afinou uma amizade ou riu de alguma situação. Definitivamente o MSN tornou-se historia e certamente o mais novo ícone de uma "nova cultura pop".

Nenhum comentário:

Postar um comentário